IMG-7151.jpg

@ ROOT SOAPS

 

Nasceu em 2020 num momento em que mais que nunca era urgente criar uma esperança e uma força, num período difícil e incerto.

Suzy, quem dá as mãos ao trabalho de saboaria e cosmética artesanal, era familiar com esta arte; anos antes aprendeu sobre este ofício e suas técnicas nas comunidades onde vivera ou por onde passara.

Começou por desenvolver receitas e métodos que guardou e foi assim, que o ano passado, voltou aos seus cadernos e aos saberes e recomeçou a produzir e a criar novas ideias. 

 

Há quanto tempo começaste o teu projecto? 

 

O projecto iniciou-se em 2020, apesar de ter aprendido sobre saboaria e cosmética natural anos atrás. ‘Em 2014 tive o meu primeiro contacto com esta arte, aprendendo a criar a minha própria cosmética natural e depois disso iniciei um trabalho de pesquisa, frequentei vários workshops, participei em partilhas.’

Qual ou quais as razões que te levaram a começar? 

 

A razão pela qual me interessei pela cosmética natural foi pela sua sustentabilidade, e pela liberdade que me dava em ser eu própria

a fazê-la, a controlar o que usava. 

 

A primeira semente estava lançada, o interesse estava lá e a vontade também, foi então que ‘na sequência da pandemia e de me ver obrigada a ficar em casa, precisei de algo que me desse um objetivo, um propósito.

 

Tive tempo e espaço para retornar e desenvolver o meu conhecimento sobre saboaria e cosmética. Deu-me foco, propósito, pude usar a minha imaginação e dar vida à mente criativa.

 

 
O que define a marca, projecto? 

 

O projecto é definido pela sua sustentabilidade, pela sua autenticidade e por trabalhar a favor do ambiente e dos ritmos naturais.

O objectivo principal é proporcionar uma alternativa natural, de baixo impacto ambiental, mas que seja ao mesmo tempo uma escolha que inspire as pessoas a um estilo de vida mais autêntico, mais ligado aos elementos, à natureza. 

 

A beleza vem sempre de dentro, e a arte da saboaria e cosmética artesanal apenas vai enfatizar a beleza que já possuímos. As plantas existem em uníssono connosco, estão neste planeta para nos ajudar, para nos curar e por isso também temos de trabalhar a favor delas. Optar por tratarmos de nós usando produtos que respeitam o ambiente e que entendem cada composto de cada planta, apenas irá emanar a nossa beleza natural. 

A root_soaps não existe para moldar ou modificar a nossa pele, o cabelo, ou o aspecto de cada pessoa no geral. Existe para trabalhar em coexistência e auxiliar no auto-cuidado, no bem estar e na saúde de cada um.

Qual o maior obstáculo que encontraste até agora? 

 

Tenho tido vários desafios, mas faz parte do processo de desenvolvimento de um projecto. O maior obstáculo penso que tem sido a situação de pandemia que claro, nos limita a todos, e limita certas actividades, por exemplo as feiras, os mercados, que são sempre os melhores sítios para divulgar produtos, projectos, etc. 

 

Os principais objectivos da root_soaps passam por produzir produtos de baixo impacto ambiental com plantas aromáticas e medicinais que crescem na nossa terra, no nosso ambiente; proporcionar às pessoas uma forma natural e benéfica para os seus ritos de limpeza e cuidado pessoal; elevar a arte da saboaria e cosmética artesanal, independente de grandes marcas e das grandes indústrias, que consequentemente produzem toxicidade no ambiente e na saúde das pessoas.

WhatsApp Image 2021-04-09 at 17.01.48 (2
WhatsApp Image 2021-04-09 at 17.01.48 (1
WhatsApp Image 2021-04-09 at 17.01.48.jp
WhatsApp Image 2021-04-09 at 17.03.13.jp
IMG-7145.jpg
IMG-7144.jpg